Quem sou

Minha foto
Sou uma pessoa alegre e tranquila.Tenho percepções um tanto diferente, vejo o mundo de forma simples e descontraída!! Ficar no mesmo lugar me cansa, por conta disso, amo viajar, principalmente quando não tenho tenho hora pra voltar. Sou uma romântica assumida, apaixonada pela músicas e por meus gatos. Talvez, eu até seja um tanto instável, mas sou sincera.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Pseudo-máquinas II

Pseudo-máquinas... porquê não somos máquinas, porque nunca vamos ser... porque queremos ser frios, insensíveis, entre outras coisas, e colocamos isso nos objetos, e não nas pessoas, não é fácil ignorar a dor do próximo quando se apresenta ao lado, quando se conhece, convive, ou compartilha as frustrações...
As pessoas cada vez mais tem se tornado essas pseudo-máquinas, talvez por diversão, mas acredito mais que é apenas um meio de fugir do cotidiano, do convívio...de fugir dos sentimentalismos do dia-a-dia, é um meio simples de evitar ou diminuir problemas, dores, a obrigação do relacionamento, e de muitas outras coisas, que sem as máquinas, eramos obrigados a interagir...
Eu falo isso, porquê, quantas vezes já deixei de sair com meus amigos, de ir pra um barzinho, uma boate, ou mesmo pra andar à toa no shopping, apenas pra ficar na internet, com meus amigos virtuais, muitos dos quais nem sei como são, qual seu nome ( verdadeiro!), quais são seus medos... sei apenas seus nicks, seu modo de escrever, a fonte que usam, e as cores preferidas...
Quantas vezes dei conselhos a esses meus amigos virtuais, sem nunca o ter visto, quantas vezes ouvi(ou melhor li) histórias de uma vida inteira, resumidas a poucas linhas, ignorando os detalhes e a maior parte do contexto... e por aí vai...
O convívio entre pessoas tem se tornado difícil e até insuportável...fazemos então o que é mais simples, nos aproximamos das máquinas, nos colocamos atrás de uma tela de computador, e a usamos como máscara para disfarçar nossas fraquezas, nossas debilidades, e interagimos nas dezenas de sites de relacionamentos, blogs e outras coisas do tipo.
As relações entre pessoas está mudando, hoje é possivel pedir uma pizza, fazer compras no supermercado, ou ir ao shopping sem sair de casa...tudo pode ser feito online... não é mais obrigatório falar com o garçon, o atendente, ou qualquer outro empregado, tudo está ao alcance de um click...
Não vejo isso com bons olhos, apesar de ser um exemplar claro dessa nova tendência, pois essa simbiose homem-máquina nos torna ainda mais temerosos, mais sensíveis, e mais intolerantes ao próximo, desejamos a eficiencia, a racionalidade, quando na verdade somos imperfeitos, muitas vezes ineficientes e irracionais...

2 comentários:

  1. nos aproximos das máquinas porque podemos controlá-las, diferente das pessoas, que são absolutamente imprevisiveis. Sem contar que elas são um verdadeiro pé no saco :ppp


    mas eu te amo msm assim tá sua poia

    bjão!

    ResponderExcluir
  2. verdade... as diversas redes sociais espalhadas por aí estão nos fazendo perder a humanidade, o contato do calor humano...

    triste isso >.<

    mas estamos caminhando para o título da sua postagem mesmo, infelizmente... =\

    bjos!

    ResponderExcluir

Sua opinião é sempre bem vinda.